![]() |
Fonte: http://www.acidigital.com |
Foi difícil mas o novo Papa Chegou. E parece que diferente de Bento XVI assume agradando a gregos e troianos. Pudera... Vindo direto da Argentina, ou como ele mesmo disse "...do fim do mundo..." referindo-se a localização do país no extremo sul do continente americano, o cardeal Jorge Mario Bergoglio há algum tempo já era forte nos bastidores da igreja Católica. Mas seu jeito tímido e humilde ofuscava tanto seu nome quanto seus feitos. Agora o catolicismo entra em uma direção definitiva para dividir o "joio do trigo".
Primeiro Papa latino-americano e Jesuíta da história, o pontífice não apenas vive a humildade mas também sonha com uma igreja que se aproxime dessa ideia de vida: "Como eu queria uma igreja pobre, e para os pobres." Disse o novo Papa. Inspirado a escolher o nome de líder católico pelo arcebispo emérito de São Paulo, Dom Cláudio Hummes, após uma frase dita pelo cardeal a ele em meio ao conclave, Bergoglio torna-se Papa Francisco em homenagem a São Francisco de Assis, santo italiano que pregava o amor aos pobres e a todas as criaturas. O que o Papa talvez não tenha percebido é que outra curiosidade belíssima ocorreu nessa escolha. Sua decisão também homenageou indiretamente um outro grande personagem de sua igreja. O caso é que São Francisco de Assis teve seu nome alterado por seu pai após uma viagem de negócios pela França. Antes se chamava João, por coincidência o mesmo nome do Papa que fez de Bergoglio cardeal em 2001: João Paulo II.
E é bem provável que o argentino possua popularidade tão forte quanto a do polonês. Afinal de contas escolheu como referência um santo do povo e dono de frases sublimes como: "Onde há amor e sabedoria, não tem temor nem ignorância." ou "Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível". E sua missão a partir de agora requer realmente muita sabedoria, paciência e crença em fazer do impossível, possível. Afinal de contas, abrandar um mundo mergulhado em guerras e resgatar a imagem de uma igreja que nos últimos tempos tem sido noticiada mais por casos de pedofilia e corrupção do que por suas obras, não será das funções mais fáceis. Mas o que se vê até o momento é que muitos acreditam que ele conseguirá intervir positivamente sobre esses casos, e principalmente, até agora são poucos os que duvidam disso.
![]() |
Foto de 2006. O Cardeal Bergoglio, hoje Papa Francisco, lava e beija os pés de vicados em drogas na Argentina. Fonte: diariosp.com.br |
Fontes:
http://pensador.uol.com.br/autor/sao_francisco_de_assis/
www.globo.comhttp://www.centrinho.usp.br/sfa/sf_01.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário