Para quem não sabe, além de Jornalista formado, trabalho na assistência técnica de uma concessionária da Volkswagen no Rio de Janeiro. No meu setor, é claro que vemos todos os tipos de problemas existentes em um veículo, mas não se esqueçam: aprendemos a descobrir vários tipos de solução também.
E embora tenha pouco tempo de Consultoria Técnica (dois anos a completar em Julho) percebi que boa parte dos problemas não vem com o carro, como muitos gostam de esbravejar aos sete ventos pelas redes sociais ou áreas de reclamações de sites... Muitas destas causas são geradas pela falta de cuidados que nós condutores acabamos cometendo. Não vou citar boa parte das que conheço pois, sinceramente, talvez acabaria escrevendo um livro. Falarei apenas sobre um tipo de serviço altamente importante e bastante desprezado por muitos: o alinhamento, balanceamento e rodizio dos pneus.
O cálculo é simples. Recomenda-se fazer esse serviço a cada 7.000 km. Então amigos, façam! Não é uma tática de vendas das lojas como muitos acreditam, é a necessidade. Moramos em uma país onde as estradas não são as melhores do mundo (muito pela contrário), além disso, transitamos por diferentes tipos de pistas: paralelepípedo, estradas sem pavimentação, asfalto, pó de brita, saibro e assim sucessivamente, que obviamente comprometem a vida útil dos pneus de qualquer veículo. E não adianta acreditar que o seu adventure ou a sua pick'up vai aguentar o tranco até 15.000 km. Carro resistente é carro bem cuidado, com os serviços executados dentro do previsto. O Consultor Glauber Ferreira trabalha há seis anos no setor de pós-vendas. Ele me informou que atende uma cliente que sempre deixa seu Gol 1.0 na loja para revisões e outros serviços, entre eles o alinhamento. Glauber que é meu colega de trabalho, atende esta senhora desde sua primeira passagem pelo local. Hoje ela está com mais de 100.000 km rodados e... Acreditem... Nunca precisou trocar seus pneus... Nunca! Uma prova de que serviço em dia é garantia de longevidade para seu carro.
Portanto, quando você for ao seu mecânico, concessionário ou sua loja de pneus lembre-se: às vezes uma pequena economia pode se transformar em um imenso orçamento. Afinal de contas, seu carro custou caro! E esse investimento não pode sair pelo ralo.
boa materia...eu sempre faço o alinhamento, balanceamento e rodizio dos pneus, mas sempre fora da autorizada, pos la o valor cobrado é de R$200,00 por esse serviço, claro perto de pneus q custam R$700,00 cada não e muito. Não seria o caso das autorizadas pensarem um pouco sobre o valor cobrado la dentro?
ResponderExcluirGrato
Com certeza Murucci. As concessionárias devem atrair os clientes não apenas pela qualidade do serviço e equipamentos, mas também pelo preço. Fica o alerta para os grandes grupos do Brasil.
Excluir